O Instituto Superior Politécnico Independente, é uma instituição criada pela Dea (ensino de desenvolvimento em Angola), Hoje DEA-Região Sul que tem como responsável a Dr. Renata Pinda, director geral interino e director para Área Académica e Vida Estudantil o Dr Francisco Bayua Chocolate, director adjunto para área Cientifica Jorge Pupu, chefe dos Serviços Académicos Nuno Santos, Recursos Humanos Denise Coelho, Tesoureira Vanda Oliveira, chefe adjunto para os Serviços Academicos Paulo Piller Passoal, GABAE Manuela Celestino e Comunicação e Imagem a jornalista, Sandra Rodrigues, com todos os serviços a funcionarem em pleno. O ISPI esta situado na rua Mundindi (estrada do Cristo Rei cidade do Lubango, província da Huila.
O ISPI como instituição do ensino privado, foi criado a 5 de Agosto do ano 2011, como uma organização vocacionada para o ensino superior, tendo como o director geral o doutor Carlos Alberto Bravo Burity da Silva, a directora adjunta a doutora Sónia Barreto e a chefe dos assuntos académicos a doutora Marta de Sá Lemos.
Na época de 2011 a fase da abertura a instituição começou com (5) cinco cursos e (5) salas das quais havia o curso de Direito, Sociologia, Engenharia de Informática, Informática e Gestão de Empresas e o curso de Ciências da Comunicação. Nesta fase os estudantes assistiam as aulas em condições precárias, isto é, havia barulho de máquinas em funcionamento por todos lados, isto porque a instituição estava em fase de construção do edifício. Nesta altura os estudantes percorriam uma distância aproximadamente de (3) três ou mais quilómetros porque não haviam táxis que ate ao local que parecia ser uma zona desértica.
Após um ano o ISPI melhorou significativamente e implementou mais (3) três cursos dos quais a o de gestão e marketing, finanças e contabilidade e o curso de Ciências da Educação (formação de professores).
Actualmente o ISPI conta com um acervo de spi tem autocarros dispO movimento de jovens ávidos por prosseguir os estudos é grande na cidade do Lubango e deve prolongar-se até Março, quando começam as aulas. À conquista de uma vaga estão candidatos de Cabinda, Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Luanda, Cuando Cubango, Cunene, Cuanza Sul, Lubango e de outros pontos do país.
A razão do aumento da procura do Lubango tem a ver com o “excelente clima, sossego e condições técnicas” que favorecem a investigação científica nos vários domínios. Estão disponíveis nove instituições do ensino superior, o que motiva os jovens a seleccionarem os cursos em função da qualidade de docentes, apetrecho tecnológico das salas e bibliotecas, condições para aliar a teoria à prática.
Alberto e Calenge preferiram o Instituto Superior Politécnico Independente (ISPI), Antónia e Joana, a Faculdade de Direito da Universidade MandumeyaNdemufayo e Manuel e Carlota tentaram no curso de Psicologia e Biologia do Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla.
A nova biblioteca digital, com mais de três mil livros, instalada no Instituto Superior Politécnico Independente, é um dos atractivos dos novos estudantes. Equipamentos modernos facilitam os trabalhos de pesquisa, disse a directora-geral da instituição, Sónia Burity da Silva.
“Procuramos responder às exigências do Ministério do Ensino Superior que concernente à formação de quadros com qualidade”, disse Sónia Burity da Silva, para explicar que a biblioteca digital é apoiada por uma base de dados diversificada para atender os estudantes dos oito cursos ministrados no instituto. O acesso aos conteúdos é feito por computadores conectados à Internet e estão disponíveis mais de 1.200 livros. O Instituto Superior Politécnico Independente é a primeira instituição do ensino superior a instalar uma biblioteca digital na cidade do Lubango, com um investimento orçado em 200 mil dólares.
Sónia Burity da Silva afirmou que o ensino de excelência, mediante a formação de quadros capazes para o mercado de trabalho, é a aposta da instituição, que colabora com entidades locais, regionais e nacionais nesse sentido. O director-adjunto para os assuntos académicos, Francisco Chocolate, anunciou que estão disponíveis duas mil vagas nos cursos de Ciências da Comunicação, Direito, Ciências de Educação, Finanças e Contabilidade, Sociologia, Gestão e Marketing, Informática, Gestão de Empresas e Engenharia Informática.
O ingresso de novos estudantes eleva para cinco mil o número de formandos no ISPI, Instituição instalada num espaço de 40 hectares. As 27 salas de aulas possuem sistemas audiovisuais para facilitar a transmissão e debate dos conteúdos programados, apoiados por dois laboratórios. Com quatro anos de existência, o ISPI já colheu os primeiros frutos ao formar, no útimo ano académico, 104 licenciados em várias especialidades, que serão outorgados em Agosto deste ano.
É notável o empenho da instituição em atingir a excelência na formação de quadros angolanos.
a ideia é formar quadros com qualidade capazes de participar activamente nos diferentes sectores produtivos do país”.
Desafios académicos
Como a modernização requer acompanhamento por parte do corpo docente, o ISPI promove, a partir deste ano académico, cursos de agregação pedagógica, que vão contemplar mais de cem professores nos diferentes cursos de Ciências de Educação.
A instituição assinou protocolos com a área coma Educação, AAPSSI e Mediateca do Lubango, haverão outros a caminho. As parcerias visam criar condições para os finalistas terem a oportunidade de ministrar aulas práticas em algumas escolas.
No reviews yet. Be the first to add a review.